Buscar

Erosão ácida



A erosão ácida provoca perda o esmalte dentário, camada que protege os dentes, podendo ocorrer descoloração, dando uma aparência mais amarelada ao dente e translucência nos dentes anteriores devido ao desgaste, causando muita sensibilidade, dor e desconforto ao paciente.


Os ácidos que alteram o Ph da saliva e assim prejudicam os dentes podem ter origem alimentar ou gástrica. Pacientes que fazem o consumo excessivos de alimentos ou bebidas ácidas, como água com limão, café expresso, vinho tinto, vinagre e molhos para salada, algumas frutas e refrigerantes estão mais suscetíveis a sofre dos efeitos do ácido.

De origem gástrica podemos citar paciente com refluxo gástrico, gastrite e outras doenças relacionados ao estômago e também pacientes que sofrem de bulimia. Sempre muito importante as consultas preventivas e uma boa anamnese do paciente para obter todas informações relacionadas a saúde do mesmo.


Para minimizar os efeitos nocivos a saúde bucal de alguns alimentos evite escovar os dentes logo em seguida das refeições, o ideal é aguardar 30 minutos para que o Ph da saliva neutralize novamente e assim proteja o esmalte antes da escovação.


Se não for possível aguardar este tempo, ideal fazer um bochecho com o enxaguante indicado pelo seu Dentista. Hoje no mercado existem enxaguantes e pastas dentais com tecnologia que ajudam a neutralizar o Ph da saliva e assim prevenir a erosão do esmalte.

Sempre muito importante ter a orientação do seu Dentista para lhe manter sempre informado sobre as maneiras de prevenção e de manter a saúde bucal e de seu sorriso.


#erosaoacida #dentes #erosao #odontologia #invisalign

4 visualizações0 comentário