Buscar

Necessidade de tratamento ortodôntico e Bullying entre adolescentes brasileiros



Na edição de Mar-Apri de 2019 do Dental Press Journal of Orthodontics foi publicado um artigo inédito sobre esse assunto tão delicado de abordar mas muito recorrente, principalmente entre os adolescentes.


O tratamento ortodôntico visa à saúde bucal e ao reestabelecimento da função como objetivo final, no entanto, os efeitos psicológicos e sociais acabam sendo o principal motivo da procura pelo tratamento.


Entre os adolescentes brasileiros de 12 anos de idade, estima-se que 37,6% apresentem algum tipo de má oclusão. As desordens não tratadas devidamente podem aumentar diversos problemas de saúde tanto periodontal como traumas, além de prejudicar as funções mastigatórias, respiração e a fala.


As evidências científicas tem demonstrado que a má oclusão pode apresentar um impacto negativo na qualidade de vida relacionada a saúde bucal ( QVRSB), que envolve não só aspectos biológicos, mas também fatores psicossociais.

O Bullying é um comportamento bastante frequente entre os adolescentes, com efeitos de saúde e mentais, em longo prazo, tanto nas vítimas quanto nos agressores; e a má oclusão pode ser importante alvo para o Bullying. Por isso a importância da abordagem adequada, uma anamnese e uma primeira consulta detalhada com os pais e/ou paciente. Afinal, a atuação do ortodontista, parece requerer extrema responsabilidade.

Converse sempre com um Ortodontista especializado e preparado para melhor atender suas necessidades, tirar suas dúvidas adequadamente e juntos traçar um plano de tratamento correto e individualizado.


#bullying #Ortodontia #InvisalignFlorianopolis #Marianamayortodontia #aparelhoortodontico #florianopolis #dentistaflorianopolis #dentista

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo