Buscar

Documentação necessária para tratamento ortodôntico

Atualizado: 14 de Abr de 2019


Para dar início ao tratamento ortodôntico é necessário que o paciente realize radiografias específicas para análise das estruturas ósseas de suporte e posição dos dentes. São elas RX panorâmico e telerradiografia de perfil, através da telerradiografia de perfil é feito o estudo cefalométrico, que consiste em traçados e angulações de diferentes estruturas faciais para que o Ortodontista faça o planejamento e plano de tratamento personalizado para cada caso.


É solicitado tbm fotos intra orais e extra orais de face e perfil. As fotos são em ponto muito importante na análise e planejamento dos objetivos do tratamento. Com elas o Ortodontista consegue planejar a intervenção necessária e quais estruturas e seu posicionamento ósseos e/ou dentário necessitam de movimentação e reestruturação para que os objetivos do tratamento sejam alcançados e a queixa principal do paciente seja realizada com sucesso.


Outro exame necessário e são os modelos de estudo, feito a partir de moldes de alginato ou scaneamento 3D, muito mais rápido e confortável de serem feitos.


Através do scaneamento 3D o paciente consegue ver e avaliar uma simulação de seu tratamento. O scaneamento é fundamental para o tratamento com os alinhadores Invisalign, através dele é feito todo o planejamento e estudo de cada caso.


Depois de feito todos os exames necessário o Ortodontista fará um minucioso  estudo do caso, seus objetivos, juntar as informações obtidas na consulta de anamnese e queixa principal do paciente para que trace um plano de tratamento personalizando, visando sempre alcançar os objetivos do tratamento de forma rápida e eficiente, procurando devolver ao paciente sua função adequada e estética satisfatória.




10 visualizações0 comentário